Pedreira do Dib - Granito - Serra da Cantareira.

Hoje sábado 21-07-18, depois de anos voltei só para ver como estava o velho Dib.

No princípio do ano 2000 até 2004, eu ministrava um módulo do curso de escalada em rocha lá.


Além do problema de visitantes atirarem coisas para baixo, como garrafas, latas, rojões e pedras, lá foi dinamitado, pois é uma pedreira, muitas rochas estão abaladas e soltas, algumas maiores do que um carro.

Sempre escalava com medo, até um dia uma rocha de uns 5kg cair de mais de 20 metros ao nosso lado. Mesmo com capacete não teria salvação. Neste dia foi minha última vez no Dib.
Depois de algum tempo, por fotos em casa, comecei a avaliar o local e o risco que eu corria e submetia meus alunos. (Antes tarde do que nunca).
Depois disso eu sempre fui contra a escalada no Dib, apesar de perto de sp o grande risco não vale a pena.

A duas semanas trás, numa noite no meio da semana, houve este desabamento (fotos e vídeo).
Afetando duas ou três vias, onde as rochas desceram com chapas e tudo.
Mesmo assim, isso não abala o pessoal da nova geração de escaladores.

O Dib deve estar com umas 15 vias novas e ainda pudemos presenciar uma cordada limpando uma nova via, que deveria se chamar "chuva de blocos", assustador a quantidade de rocha solta.
Fica a dica, não vão ao Dib.

Vídeo desabamento
https://www.facebook.com/leonardojuliano.mangano/videos/pcb.1071531386335948/1766201480161808/?type=3&theater&ifg=1
 


 



Errata sobre a Pedreira do DIB
Após ter feito a ultima publicação sobre a Pedreira do Dib em Mairiporã –SP,  hoje, (domingo 22-07-18) o rapaz que estava abrindo a nova via que eu havia comentado, me procurou, o nome dele é Alex Viana, conhecido como Alex do Dib.

Ele e amigos estão trabalhando com frequência no Dib em pro da escalada, diz Alex

“Infelizmente muitas pessoas querem fazer algo, pq precisam praticar algum esporte e escolheram a escalada, então, assim como já fiz no passado, procuram o lugar mais próximo de suas casas, onde possam ir de ônibus ou carona”

Eu havia dito que deveriam ter umas 15 novas vias, mas na verdade eles já abriram 33 vias em todo o setor, Alex vem cuidando do local nos últimos 2 anos e esta ciente sobre a quantidade de blocos soltos, por isso vem limpando as antigas vias, assim como as novas para minimizar o risco de possíveis acidentes.

Diz Alex: Bom de toda forma eu gostaria de te dizer que eu Alex Viana, conhecido como Alex do Dib kkk, E uma galera estamos por amor ao esporte e ao pico cuidar ao máximo do local e que vamos continuar esse trabalho lá, sempre dispostos a ouvir e aprender e sua observação vai nos fazer refletir e pesquisar ainda mais em uma forma de diminuir as possibilidades de dar algo errado”

Eu mudo meu comentário de “não vá ao Dib” por vá, mas com o máximo de precaução possível, principalmente na escolha das vias, pois uma pedreira é sempre uma pedreira.

Leonardo Mangano

 

 

Nenhum comentário: